Thomas Weelkes – Madrigal Elisabetano

Thomas  Weelkes , considerado entre os mais importante madrigalista inglês. Weelkes foi batizado na pequena igreja da vila de Elsted em Sussex em 25 de outubro 1576. No final de 1598, com a idade provável de 22, Weelkes foi nomeado organista da Winchester College, onde permaneceu por dois ou três anos. Durante seu período de Winchester, Weelkes compôs mais dois volumes de madrigais (1598, 1600). Ele obteve seu B. Mus. Grau de New College, Oxford, em 1602, e mudou-se para Chichester para assumir o cargo de organista e instrutor das coristas na Catedral, em algum momento entre outubro de 1601 e outubro de 1602. O quarto e último volume dos Madrigais de Weelkes, publicado em 1608, traz uma página de título, onde ele se refere a si mesmo como um cavalheiro da Capela Real, no entanto, registros na própria Capela Real não o mencionam, então, ele pode ter sido um cavalheiro extra-ordinário – um daqueles que foram convidados a ficar até que um substituto permanente fosse encontrado.

Thomas Weelkes é mais conhecido por sua música vocal, especialmente seus madrigais e música de igreja. Weelkes escreveu serviços mais anglicanos que qualquer outra grande compositor da época, principalmente para evensong. Muitos de seus hinos são hinos em verso, que teria adequado as pequenas forças que ele estava escrevendo para a Catedral de Chichester.

Weelkes era amigo do madrigalista Thomas Morley , que morreu em 1602, quando Weelkes estava em seus vinte e poucos anos (Weelkes comemorou sua morte, em um hino madrigal forma intitulado A lembrança do meu amigo Thomas Morley, também conhecido como “A morte tem me Privado”). Seus próprios madrigais são muito cromáticos e usam contrapontos orgânicos variados e ritmos não convencionais na sua construção.

Apenas uma pequena quantidade de música instrumental foi escrito por Weelkes, e não é muito executada. Sua música consorte é tudo em tom sombrio, contrastando com os madrigais muitas vezes alegres.

 

Principais obras

  • Thule, the Period of Cosmography
  • Like Two Proud Armies

Bibliografia

WADE-MATTHEWS, Max, THOMPSON, Wendy, The Encyclopedia of Music – Instruments of the Orchestra and the Great Composers, ondres, Ed. Hermes House, Anness Publishing, 2003/2007.

 

Audios

 

Endereço
Rua 141, Qd 12A, Lt 01, nº 240, Setor Marista, Goiânia, Goiás

Telefones
(62) 3241 2540

(62) 99923 3332

 



Desenvolvido por RMachado