O TDAH é um comportamento aprendido?

O TDAH é um comportamento aprendido? Porque meus alunos se comportam assim?

 

O “Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade”, TDAH não é um comportamento aprendido. Muitas são as razões para esta afirmação.

A formação do TDAH está ligada à química do cérebro. Atualmente o escaneamento cerebral é capaz de apresentar características específicas do TDAH. Pesquisas indicam que 80% dos casos estão ligados à genética ou, em outros casos, a desnutrição fetal ou outros danos cerebrais.

O TDAH é crônico e necessita de estratégias para toda a vida. Seus sintomas surgem logo na primeira infância e está baseado na química do cérebro desde o nascimento, diferente de uma situação ocasional ou de um comportamento aprendido.

No cérebro de um TDAH existe uma alteração nos neurotransmissores que auxiliam na comunicação cerebral. Esta alteração está na baixa demanda de dopamina extremamente importante para as atividades cerebrais por interferir principalmente na motivação, atenção, recompensa e noradrenalina que interfere no humor, ansiedade. Como consequência destas alterações, as habilidades das funções executivas, responsáveis por controlar e regular nossas ações, pensamentos e emoções são comprometidas, o cérebro tem dificuldade de ser ativado fazendo com que o indivíduo se desmotive com facilidade.

Alunos com TDAH tem características típicas e isso faz com que seus comportamentos sejam perceptíveis, chamados de padrões de comportamento/ dificuldades. Os principais comportamentos perceptíveis são: Erros por descuido na escrita ou em matemática, dificuldades na leitura, muita energia, esquecem o que aprenderam recentemente e de fazer as lições, olham no chão quando falam com eles.

Mesmo que crianças com TDAH tenham alguns comportamentos diferentes entre si, os problemas originais podem ser os mesmos. A intensidade desses comportamentos depende do grau, se tem ou não a hiperatividade, etc.

Geralmente alunos com TDAH tem dificuldade em prestar atenção, focar. Facilmente algo lhes tira a atenção como sons, pessoas, objetos. A ansiedade também é um fator predominante. O corpo sempre está em movimento (dependendo também do grau de hiperatividade), estes alunos sempre repetem os mesmos comportamentos mesmo sabendo que terão problemas. Não conseguem controlar

A desmotivação não permite que o cérebro fique ativado exercendo corretamente suas funções. Em diversos estudos de casos percebemos o fato de alunos com TDAH não conseguirem começar ou continuar algo que não é interessante ou novo para eles. Se sentem frustrados ao pensar que estão fazendo a coisa certa, mas que nada acontece, isso os deixa também mais estressados, desanimados, sem estímulos para prosseguir. Sentem que não tem habilidade para manter seus esforços.

Sobre alunos com TDAH somado à hiperatividade, os movimentos são tentativas de manterem a química do cérebro em equilíbrio. Precisam de mais movimentos que outras crianças, porém não tem controle sobre eles.

Apesar de TDAH não ser comportamento aprendido, existem estratégias a serem orientadas pelo professor e executadas pelo professor e pelo aluno para que este aluno conheça e reflita sobre o que acontece em seu cérebro, se motive para executar as atividades em seu melhor tempo e consiga mais atenção, foco para alcançarem juntos mais resultados de aprendizagem, lidando melhor com seus comportamentos.

 

Mirella Aires Alves

Pedagoga, educadora musical, pós graduada em Musicalização Infantil, pós-graduanda em Educação Especial pelo “Asian College of Teachers”. Autora do “Livro Música e Ação na Educação Infantil” pela Editora Ciranda Cultural. Atualmente vive em Singapura/Sudeste Asiático.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

INGLES

 

Attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) is not a learned behavior and there are many reasons for this statement.

The ADHD development is related to brain chemistry. Currently, the brain scanning is capable of presenting specific characteristics of ADHD. Genetics, fetal malnutrition or other brain damages account for 80% of the cases, according to the literature.

ADHD is chronic and requires strategies for life. Its symptoms appear early in childhood and it is based on brain chemistry from birth, different from a learned behavior.

In the ADHD brain, there is a modification in neurotransmitters that help in brain communication. This change is in the low demand of dopamine, which is important to interfere with motivation and reward. As a consequence of these changes, the abilities of the executive functions, responsible to control and regulate our actions, thoughts and emotions are compromised, the brain has difficulty of being activated, resulting in easily demotivation.

 

ADHD students generally present typical characteristics. This make their behaviors easily recognized, called behavior patterns/struggles. The main apparent behaviors are:  – Careless in writing, in math, reading difficulties, lots of energy, forget what have learned recently and then forget of doing lessons, homework, and look down while you talk to them.

Even when ADHD children present some different behaviors among themselves, the original problems might be the same. The intensity of these behaviors depends on the degree, whether or not hyperactivity is present.

Commonly ADHD students have difficulty to pay attention and to be focused.

They can get distracted easily, by sounds, people, objects and other things. Depending on the hyperactivity degree, their bodies are at all times on the move. ADHD students always repeat the same behaviors even knowing they will have problems, because they cannot control it.

 

Demotivation does not allow the brain being activated. In several case studies presented, we perceived the fact of ADHD students don’t be able to start or continue something that were not interesting or new to them. They felt frustrated to think they were doing the right thing, but nothing happened. This made them more stressed, discouraged, with no incentive to move forward on their tasks. They did not have enough skills to keep their efforts and they did not know how to do.

About ADHD students plus hyperactivity, the movements are attempts to keep brain chemistry in balance. They need more movements than other children for this to happen, however they don’t have self-control. Despite ADHD is not a learned behavior, there are strategies to be implemented by the teacher and executed by both teacher and student in way that this student get to know and reflect about what happens in his brain, gets motivated to execute the activities on his best way and get more attention and focus to achieve together more learning experience results, dealing better with his behaviors.

 

Endereço
Rua 141, Qd 12A, Lt 01, nº 240, Setor Marista, Goiânia, Goiás

Telefones
(62) 3241 2540

(62) 99923 3332



Desenvolvido por RMachado